Divulgada data de inscrição Sisu 2024 para acesso à graduação gratuita 2024, informações para participantes do Enem que desejam ingressar em uma das 127 instituições públicas de qualquer região do Brasil, as quais são de âmbito estadual e federal, que oferecem curso de licenciatura, bacharelado e tecnologia.
Inscrição Sisu 2024
Mec divulga data de inscrição Sisu primeiro semestre 2024, que ocorre por 4 dias em janeiro 2024 no site sisu.mec.gov.br, onde as instituições públicas estaduais e federais vão oferecer suas vagas em graduação gratuita aos participantes do Enem 2023, que obtiveram nota acima de zero na redação.
Sisu
Sisu – Sistema de Seleção Unificado é um sistema do MEC – Ministério da Educação que tem como objetivo, publicar as vagas das instituições públicas da educação superior e fazer o processo seletivo dos candidatos por meio das notas do Enem.
Como funciona o Sisu/Mec
Os participantes do Enem se inscrevem no site do Sisu, no seu curso de interesse (podendo serem dois curso), instituição desejada, turno e tipo de vaga. Então o sistema vai fazendo o processo seletivo de acordo com as notas de cada candidato. Ou seja, vai classificando os inscritos pela ordem da maior para a menor nota, observando campus, curso, turno e número de vagas.
Dentre o período de inscrição o Sisu vai divulgando as notas de corte, que são informações com nomes das pessoas que ficaram de fora do processo seletivo. Isso ocorre quando todas as vagas por campus e curso são preenchidas pelos candidatos com as maiores notas. Notas de corte têm nomes dos candidatos com as menores notas.
Mas enquanto as inscrições estiverem abertas é possível se inscrever de novo em outro curso e em outra instituição. Enquanto as inscrições estiverem abertas dá para se inscrever toda vez que saírem as notas de corte.
Importante saber que, cada instituição impõe peso para os seus cursos. Então o candidato precisa observar suas notas de cada área do conhecimento. Por exemplo, tem curso que tem maior peso em Redação. Nesse caso, quem tirou nota alta ou nota máxima, vai se dar bem, vai ficar à frente de quem tirou menor nota nessa área. Mas tem curso que tem peso igual em todas as áreas.
Instituições participantes do Sisu
Praticamente quase todas as instituições de âmbito estadual e federal devem aderir ao Sisu 2024 primeiro semestre. Veja exemplos.
Universidades federais
UFBA
UFRB
UFPB
UFMA
UFPE
UNIVASF
UFC
UFPI
UFRN
UFAM
UFPA
UFRR
UFT
UFMG
UFES
UNIFAL
UFSC
Unipampa
UFPR
UFRRJ
Unifesp
UFF
UFRJ
Universidades estaduais
Unesp
Unicamp
USP
Unirio
Unimontes
UNEAL
UNEB
UESB
UPE
UERN
Institutos federais
IFESP
Cefet-RJ
ISERJ
IFMG
Cefet-MG
IFAL
IFBA
IFBaiano
IFCE
IFMA
IFPE
IFPI
IFRN
IFS
IFPB
IFAM
IFPA
IFRO
IFRR
IFTO
IFPR
IFSC
IFC
IFRS
IFSul
IFRA
Sisu 2024 fazer a inscrição
Para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada Mec, acesse site sisu.mec.gov.br entre 22 e 25 de janeiro 2024.
Resultado da chamada regular – dia 30 de janeiro
Matrícula da chamada regular – de 01 a 07 de fevereiro
Lista de Espera Sisu 2024
Sobre a lista de espera
A lista de espera é a sobra das vagas que ocorre durante o período de matrícula. Conforme vai ocorrendo as matrículas, as instituições vão divulgando os cursos que estão com vagas sobrando. Isso ocorre porque na hora da matrícula alguns candidatos não conseguem realizar a mesma. Os motivos são diversos, podendo ser a renda familiar, caso a pessoa tenha optado por vaga do sistema de cotas baixa renda, falta de documento e requisitos que não batem.
Participa da lista de espera quem não foi selecionado durante o processo seletivo do Sisu. A pessoa que tiver interesse deve ficar atento pois a inscrição da lista de espera Sisu 2024 começa dia 30 de janeiro. Quem tiver interesse pode se inscrever entre 30 de janeiro e 07 de fevereiro 2024.
Informe-se sobre o Sisu 2024 lendo as informações publicas no site www.gov.br/mec/publicado-edital-do-sisu-2024