Sisu 2020 fazer a inscrição

Divulgada data de inscrição Sisu 2020 para acesso à graduação gratuita segundo semestre 2020, informações para participantes do Enem que desejam ingressar em instituição pública de qualquer região do Brasil, as quais são de âmbito estadual e federal, que oferecem curso de licenciatura, bacharelado e tecnologia.


Inscrição Sisu 2020

Mec divulga data de inscrição Sisu segundo semestre 2020, que ocorre em junho 2020 no site sisu.mec.gov.br, para adesão das instituições públicas estaduais e federais que vão oferecer suas vagas em graduação gratuita aos participantes do Enem 2019, os quais obtiveram nota acima de zero na redação.

Sisu

Sisu – Sistema de Seleção Unificado é um sistema do MEC – Ministério da Educação que tem como objetivo, publicar as vagas das instituições públicas da educação superior e fazer o processo seletivo dos candidatos por meio das notas do Enem.

Como funciona o Sisu/Mec

Os participantes do Enem se inscrevem no site do Sisu, no seu curso de interesse (podendo serem dois curso), instituição desejada, turno e tipo de vaga. Então o sistema vai fazendo o processo seletivo de acordo com as notas de cada candidato. Ou seja, vai classificando os inscritos pela ordem da maior para a menor nota, observando campus, curso, turno e número de vagas.




Dentre o período de inscrição o Sisu vai divulgando as notas de corte, que são informações com nomes das pessoas que ficaram de fora do processo seletivo. Isso ocorre quando todas as vagas por campus e curso são preenchidas pelos candidatos com as maiores notas. Notas de corte têm nomes dos candidatos com as menores notas.

Mas enquanto as inscrições estiverem abertas é possível se inscrever de novo em outro curso e em outra instituição. Enquanto as inscrições estiverem abertas dá para se inscrever toda vez que saírem as notas de corte.

Importante saber que, cada instituição impõe peso para os seus cursos. Então o candidato precisa observar suas notas de cada área do conhecimento. Por exemplo, tem curso que tem maior peso em Redação. Nesse caso, quem tirou nota alta ou nota máxima, vai se dar bem, vai ficar à frente de quem tirou menor nota nessa área. Mas tem curso que tem peso igual em todas as áreas.

Instituições participantes do Sisu

Praticamente quase todas as instituições de âmbito estadual e federal devem aderir ao Sisu 2020 segundo semestre. Veja exemplos abaixo.




Universidades federais

UFBA
UFRB
UFPB
UFMA
UFPE
UNIVASF
UFC
UFPI
UFRN
UFAM
UFPA
UFRR
UFT
UFMG
UFES
UNIFAL
UFSC
Unipampa
UFPR
UFRRJ
Unifesp
UFF
UFRJ

Universidades estaduais

Unesp
Unicamp
USP
Unirio
Unimontes
UNEAL
UNEB
UESB
UPE
UERN

Institutos federais

IFESP
Cefet-RJ
ISERJ
IFMG
Cefet-MG
IFAL
IFBA
IFBaiano
IFCE
IFMA
IFPE
IFPI
IFRN
IFS
IFPB
IFAM
IFPA
IFRO
IFRR
IFTO
IFPR
IFSC
IFC
IFRS
IFSul
IFRA




Sisu 2020 fazer a inscrição

Para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada Mec, acesse site sisu.mec.gov.br entre 16 e 19 de junho 2020.

Datas Sisu – resultado, matrículas e lista de espera

Mec acaba de divulgar as primeiras informações sobre o Sisu segundo semestre 2020 e nessas informações tem apenas a data de inscrição. O edital com o cronograma completo ainda vai ser publicado.

Sobre a lista de espera

A lista de espera é a sobra das vagas após matrícula. Conforme vai ocorrendo as matrículas, as instituições vão divulgando os cursos que estão com vagas sobrando. Isso ocorre porque na hora da matrícula alguns candidatos não conseguem realizar a mesma. Os motivos são diversos, podendo ser a renda familiar, caso a pessoa tenha optado por vaga do sistema de cotas baixa renda, falta de documento e requisitos que não batem.

Participa da lista de espera quem não foi selecionado durante o processo seletivo do Sisu. A pessoa que tiver interesse deve ficar atento pois a inscrição da lista de espera Sisu 2020 começa durante o processo de matrícula.

Confira data de inscrição Sisu no Portal do Mec portal.mec.gov.br/mec-divulga-datas-de-inscricao-do-sisu-prouni-e-fies-no-segundo-semestre-de-2020




Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.