Inscrições Programa Mais Médicos

Inscrições Programa Mais Médicos
5 (100%) 2 vote[s]

Veja como fazer a inscrição no Programa Mais Médicos 2019 para concorrer a uma das 2,2 mil vagas abertas pelo governo federal, por intermédio do Ministério da Saúde, ofertadas em caráter de emergência para cidades onde ainda estão com falta de profissionais devido a saída dos médicos cubanos do país. Confira abaixo quais são os requisitos para participar do processo seletivo.



Inscrições Programa Mais Médicos

O Governo brasileiro abriu inscrições online pelo site www.maismedicos.gov.br para participação de médicos formados no Brasil e estrangeiros que possuem registro do Brasil, os quais têm interesse em fazer parte do Programa Mais Médicos para o Brasil no 18º ciclo.

Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos lançado no país há 5 anos é um projeto do Ministério do Trabalho que foi criado para atender a população em locais que necessitam de mais médicos. Os médicos contratados por meio do programa atendem em regiões populosas menos favorecidos financeiramente, regiões de extrema pobreza e em regiões onde há um grande número de pessoas atendidas pelo SUS.

As vagas abertas pelo Mais Médicos eram para ser ocupadas por médicos brasileiros na época, mas como sobraram vagas, porque o número de médicos disponível não foi o suficiente, o governo aceito inscrições de médicos estrangeiros. Então foi pela necessidade de mais profissionais da área médica que os médicos cubanos, assim como médicos de outras nacionalidades, vieram para o país e estavam atuando em diversos municípios do Brasil.



Programa Mais Médicos

Em 2018 o programa perdeu grande parte de médicos, que são os médicos de Cuba. Essa perda ocorreu porque o governo cubano não quer mais que os médicos de Cuba participam do programa. O governo de Cuba decidiu sair do programa porque o governo eleito, Jair Bolsonaro, ameaçou expulsar os médicos do Brasil quanto tomasse posse da presidência.

O presidente ia tomar essa decisão porque os médicos não têm diploma validado no Brasil, e a expulsão seria feita com base no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira – Revalida, já que eles não têm a Revalida.

Opinião do blog

Com criação do programa muito mais pessoas puderam ser atendidas pelos médicos de diversas especialidades, os quais atuam pelo Sistema Único de Saúde. Os médicos de Cuba não comprovaram que são formados na área porque o governo não exigiu e foi um acordo. O que dá para entender é que, médicos que atendem os pobres não precisam comprovar que são médicos. Só precisam atender e pronto. Para o governo o que importava é que tinha médicos para atender o povo carente.

Mas, apenar de saber que os médicos não precisaram comprovar sua formação, muitos deles realmente são médicos capacitados. Isso foi comprovado pelas pessoas que foram atendidas por eles e foram curadas, como eu, editora desse artigo, assim como outras pessoas que conheço.

No entanto, houveram pacientes que foram atendidos por eles e não tiveram a mesma sorte. Teve pessoas que morreram depois de serem atendidas pelos médicos cubanos, segundo relato de conhecidos. Pelos relados dos conhecidos, foi medicação errada prescrita pelo médico. Três pessoas vieram a óbito em um só lugar devido a mesma ocorrência.




Contratação de novos profissionais para o Mais Médicos em 2019

Com a saída dos cubanos, ficaram muitas vagas sobrando e essas vagas precisam ser ocupadas. Para isso, foram abertas milhares de vagas, desde 2018, nas cidades e distritos indígenas que precisam de médicos. No processo seletivo podem participar os médicos brasileiros formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma em instituição estrangeira revalidado no País.

Os médicos habilitados para o programa são os que possuem diploma em medicina e o CRM. Os médicos interessados não podem ser participantes de programa de residência médica, não estarem prestando o serviço militar obrigatório, não estarem em situação de irregularidade com a esfera criminal do Brasil, além de outros requisitos que podem ser conferidos no edital abaixo.



Fazer inscrição Programa Mais Médicos

Os interessados pelas vagas do Programa Mais Médicos devem fazer inscrição no site www.maismedicos.gov.br de 27 a 29/05/2019. Esse é o novo prazo de inscrição para o 18º clico do programa.

As vagas foram distribuídas em todas as cidades que necessitam de médicos (1.185 cidades e 13 Distritos Sanitários Especiais Indígenas) e a região de interesse deve ser escolhida entre 06 e 07/06/2019 no mesmo site. Os médicos aprovados e classificados dentre o número de vagas iniciam as atividades em junho 2019.

Nova data de inscrição pode ser conferida no site acima e do site do Ministério da Saúde portalms.saude.gov.br/comecam-as-inscricoes-para-os-profissionais-do-programa-mais-medicos



Comente aqui

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.