Jovem Tech Maranhão cursos gratuitos inscrições abertas

Faça a sua inscrição agora mesmo no Programa Jovem Tech Maranhão que foi lançado no estado e oferece cursos gratuitos e bolsas no valor de R$ 1.500,00 mensais para formação de jovens em programação, os quais devem ocupar as vagas de emprego abertas por empresas do ramo e suprirem a mão-de-obra local. São oportunidades para quem é apaixonado por tecnologia da informação e quer obter conhecimento profissional na área. As inscrições Jovem Tech estão abertas e devem ser realizadas no link no final deste artigo.



Jovem Tech Maranhão

Governo do Estado do Maranhão oferece cursos gratuitos em tecnologia da informação 2024 pelo Jovem Tech, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão – Fapema e Porto do Itaqui em parceria com Grupo Mateus.

Sobre a Fapema

É órgão de direito público vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) que tem como objetivo, promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão, atendendo as demandas do setor produtivo e da sociedade em geral, através do financiamento de pesquisas e de atividades voltadas para a inovação tecnológica desenvolvida pelas comunidades científicas.

O convênio firmado entre FAPEMA e EMAP, empresa pública responsável por administrar e explorar tanto o Porto Organizado do Itaqui quanto os Terminais Delegados da Ponta da Espera e Cujupe e o Cais de São de Ribamar apoia projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) aplicados aos setores portuário, marítimo e logístico e suas respectivas cadeias produtivas, fortalecendo a relação do porto com o seu entorno.

Parceria entre a FAPEMA e o Grupo Mateus

Visa apoiar projetos de inovação tecnológica, fomentando a formação de profissionais no seguimento de programação, que é o objetivo do programa, criado por parceria entre setor público e privado.




A união dessas empresas com o governo MA surgiu o novo programa, Programa de Formação de Profissionais em Inovação e Tecnologia, chamado Jovem Tech, e por meio desse, os jovens maranhenses vão receber uma capacitação profissional e a oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Como funciona o Jovem Tech ?

Os jovens que forem selecionados para o programa vão receber instruções teóricos, guiadas e supervisionadas por um profissional, durante o qual serão integrados ao ambiente de trabalho real, parte prática. Dessa forma, os estudantes vão obter as competências essenciais para o exercício profissional na área de Tecnologia da Informação, que é o aprimoramento profissional que leva a inserção no mercado de trabalho, combinando os princípios, além de estabelecer e consolidar redes de relacionamento profissional.

Resultados pretendidos do Programa Jovem Tech

Capacitação de mão-de-obra local com a formação de profissionais que atuem como programadores no Estado Maranhão.

Fomentar a entrada de jovens oriundos de escolas públicas do estado do Maranhão no mercado de trabalho.

Atender a demanda de empresas do Estado por profissionais com habilidades em programação.

As áreas de atuação do programa são Front End, Back End e Data Science com duração de 6 meses, iniciando a partir de janeiro de 2024. As aulas serão presenciais e ocorrem no espaço Jovem Tech, sediado no Black Swan em São Luís/MA. Durante o tempo de estudo, os jovens vão receber um treinamentos conhecimentos técnicos do Grupo Mateus e da EMAP seguindo as trilhas de aprendizado propostas no turno da manhã e, no turno da tarde, receberão capacitações, duas vezes por semana, de comunicação, liderança, oratória, trabalho em equipe, entre outras habilidades.



Requisitos para participar do Jovem Tech Maranhão

Ser jovem com idade entre 18 e 29 anos, com ensino médio concluído entre julho de 2019 a julho de 2023 em escolas públicas ou em instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos. Além desses, deve comprovar residência fixa no estado do Maranhão e disponibilidade de 30 horas semanais que serão dedicadas às atividades presenciais.

Também, possuir habilidades no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, estar adimplente com o governo do Estado do Maranhão, a ser comprovada por certidão do Cadastro Estadual de Inadimplentes e com a FAPEMA, por meio de consulta à plataforma Patronage. A verificação das informações será realizada por técnicos da FAPEMA.

Além do mais, ter noções de informática básica, habilidades de raciocínio lógico e conhecimentos em matemática e português.

Não podem participar

Jovens que fazem parte do quadro atual de colaboradores da EMAP, FAPEMA e do Grupo Mateus (servidores, bolsistas, empregados/as e estagiários/as).

Habilidades que os jovens precisam ter

-Capacidade de trabalhar em equipe para desenvolver soluções de maneira colaborativa

-Comunicação com pares, stakeholders no desenvolvimento de projetos e atores do ecossistema de inovação

-Planejamento de ações para resolução de problemas reais

-Pensamento e capacidade crítica e analítica

-Muita vontade de aprender e se desenvolver

Sobre as bolsas do Jovem Tech

Todos os participantes do programa (240 pessoas no decorrer de 2 anos) serão contemplados com bolsa mensal de R$ 1.500,00 reais, durante os 6 meses de curso, paga pela FAPEMA. O acompanhamento de desempenho do bolsista será realizado por meio de um Relatório de desempenho bimestral e esse deve ser emitido por supervisores da EMAP e do Grupo Mateus. Daí, o aluno que não apresentar um desempenho satisfatório será substituíodo por outro candidato classificado na lista de espera.



Jovem Tech Maranhão cursos gratuitos inscrições abertas

Inscrições deram início dia 30 de outubro e são feitas no site jovemtech.gupy.io.

Período de inscrição – de 30/10 a 12/11/1013.

Processo seletivo dos candidatos

A seleção será realizada por meio de análises e avaliações até 13/11, estabelecidas as seguintes fases e etapas:

Etapa I – Desafio online de Raciocínio Lógico e Português via site da plataforma Gupy (classificatória e eliminatória)

Conhecimentos mínimos em Raciocínio Lógico :

-Visão Espacial-Geométrica;

-Capacidade de Análise;

-Capacidade de Síntese;

-Capacidade de Inferência;

-Capacidade Algébrico-Numérica;

-Capacidade de Leitura de Dados.

Conhecimentos mínimos em Português :

-Esse teste tem o objetivo de avaliar a capacidade de leitura e interpretação de textos dos candidatos.

Etapa II – Análise da documentação do candidato (eliminatória)

A análise de candidatura será realizada pela Comissão de Seleção composta por representantes da FAPEMA, EMAP e Grupo Mateus de 22 a 24/11.

Etapa III – Dinâmica presencial realizada no espaço de inovação Black Swan (classificatória e eliminatória) a partir de 05/12/2023.

O resultado do processo seletivo Jovem Tech sai a partir de 11/12/2023. Os documentos dos candidatos aprovados dentro daquantidade de vagas devem ser entregues 5 dia depois que sair o resultado, conforme o Edital Jovem Tech.

Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.