Provas Anteriores e Gabaritos ENEM para estudar

Confira provas e gabaritos Enem 2021 e edições anteriores disponíveis no site do Inep, use este conteúdo para estudar para a prova ENEM 2022, que serão aplicadas em novembro 2022. Em nosso site você confere informações sobre o Enem 2022 e fica sabendo quais disciplinas devem ser estudadas e sobre as mudanças do Enem que ocorrem este ano, assim como valor e isenção da taxa e atendimento especial.

Provas Enem




As provas do Enem que são aplicadas em todo em todo o Brasil uma vez por ano, para acesso ao ensino superior gratuito e pago, são elaboradas com assuntos de quatro áreas de conhecimentos, sendo 45 perguntas cada área divididas em cadernos, dando um total de 90 perguntas.

Confira as áreas de conhecimento

Prova Enem – Redação e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Prova de Matemática e suas Tecnologias

As notas do Enem podem ajudar os cidadãos a ingressarem em instituições da educação superior, por meio de processo seletivo do Sisu, Prouni e Fies. Mas para passar em processo de seleção muito competitivo, como o realizado pelo sistema Sisu, é preciso tirar uma ótima nota na prova do Enem, pois mesmo passando na prova, só conseguem vagas nas melhores universidades os que tirarem as melhores notas.




Quem pretende prestar o Enem pode acessar provas e gabaritos dos anos anteriores, publicados pelo INEP, Instituto responsável pela organização e execução do exame, para saber como são elaboradas as provas.

Provas e Gabaritos ENEM para estudar

Estão no site www.gov.br/inep/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos.

Como estudar e se preparar para o Enem 2022 por outros meios

Há várias formas de estudo e o candidato pode escolher a que achar melhor, veja abaixo dois sites onde há conteúdos para estudo :

tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem – este é o site do Hora do Enem, criado há três anos para disponibilizar exercícios, resumos, simulados do Enem e centenas de vídeosaulas, aos estudantes que precisam se preparar para o exame. Para estudar, entre no site, vá em Plataforma de Estudos, leia as informações e clique em “como estudar”. Também, da para montar um plano de estudo de acordo com a área que vai cursar e o tempo que pode estudar.

educacao.globo.com/telecurso – no site do Telecurso há assuntos do ensino médio que podem ajudar quem está se preparando para a prova. No site há todas as disciplinas com aulas gravadas em vídeos que são bem dinâmicas e explicativas. As aulas do Telecurso ajudam todos, até os estudantes que precisam de reforço escolar e os que estão fazendo provas para pegar o certificado do ensino médio.


Enem 2022

Alunos e egressos do ensino médio de escola pública, egressos de escola privada onde conseguiram ingressar por meio de bolsa, com renda familiar de até 1 salário mínimo e meio, e pessoas cadastradas no CadÚnico com renda familiar de até 3 salários mínimos não pagam taxa de inscrição do Enem.

Pessoas que já participaram do Enem de 2020 sabem que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio passaram a ter a versão digital também, e em 2022 as duas versões devem ser aplicadas no mesmo dia. Então o Enem impresso e digital será aplicado dia 13 e dia 20 de novembro 2022.

Quem precisar de antedimento especializado deve fazer a solicitação entre 10 e 21 de maio, mesma data de inscrição. A solicitação para tratamento pelo nome social deve ser feita de 23 a 28 de julho 2022.

Informações sobre o Enem 2022 devem ser conferidas aqui www.in.gov.br/edital-n-34-de-28-de-abril-de-2022-396179710



Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.