Provas Anteriores e Gabaritos ENEM para estudar

Confira provas e gabaritos Enem 2018 e edições anteriores disponíveis no site do Inep, use este conteúdo para estudar para a prova ENEM  2019, que serão aplicadas em novembro 2019. Em nosso site você confere informações sobre o Enem 2019 e fica sabendo quais disciplinas devem ser estudadas e sobre as mudanças do Enem que ocorrem este ano, assim como valor e isenção da taxa e atendimento especial.

Provas Enem




As provas do Enem que são aplicadas em todo em todo o Brasil uma vez por ano, para acesso ao ensino superior gratuito e pago, são elaboradas com assuntos de quatro áreas de conhecimentos, sendo 45 perguntas cada área divididas em cadernos, dando um total de 90 perguntas.

Confira as áreas de conhecimento

Prova Enem – Redação e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Prova de Matemática e suas Tecnologias

As notas do Enem podem ajudar os cidadãos a ingressarem em instituições da educação superior, por meio de processo seletivo do Sisu, Prouni e Fies. Mas para passar em processo de seleção muito competitivo, como o realizado pelo sistema Sisu, é preciso tirar uma ótima nota na prova do Enem, pois mesmo passando na prova, só conseguem vagas nas melhores universidades os que tirarem as melhores notas.




Quem pretende prestar o Enem pode acessar provas e gabaritos dos anos anteriores, publicados pelo INEP, Instituto responsável pela organização e execução do exame, para saber como são elaboradas as provas.

Provas e Gabaritos ENEM para estudar

Estão no site portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos

Como estudar e se preparar para o Enem 2019 por outros meios

Há várias formas de estudo e o candidato pode escolher a que achar melhor, veja abaixo dois sites onde há conteúdos para estudo :

tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem – este é o site do Hora do Enem, criado há três anos para disponibilizar exercícios, resumos, simulados do Enem e centenas de vídeosaulas, aos estudantes que precisam se preparar para o exame. Para estudar, entre no site, vá em Plataforma de Estudos, leia as informações e clique em “como estudar”. Também, da para montar um plano de estudo de acordo com a área que vai cursar e o tempo que pode estudar.

educacao.globo.com/telecurso – no site do Telecurso há assuntos do ensino médio que podem ajudar quem está se preparando para a prova. No site há todas as disciplinas com aulas gravadas em vídeos que são bem dinâmicas e explicativas. As aulas do Telecurso ajudam todos, até os estudantes que precisam de reforço escolar e os que estão fazendo provas para pegar o certificado do ensino médio.


Como será o Enem 2019

Alunos e egressos do ensino médio de escola pública, egressos de escola privada onde conseguiram ingressar por meio de bolsa, com renda familiar de até 1 salário mínimo e meio, e pessoas cadastradas no CadÚnico com renda familiar de até 3 salários mínimos não pagam taxa de inscrição que, em 2018 caiu para R$ 82,00.

Quem ganhou a isenção em 2018 e não compareceu nos dias das provas vai ter que justificar sua ausência no mês de inscrição. Senão, perde o direito a isenção 2019, caso deseja participar do Enem 2019 e deseja pedir a isenção. No mesmo mês o Inep deve receber os pedidos de isenção da taxa Enem 2019.

Também, candidatos surdos terão acesso à sala adaptada com vídeo com questões das provas. Para conseguir esse benefício o candidato deve escolher a opção no ato da inscrição. Todos que têm algum tipo de deficiência serão atendidos de forma especial no dia do exame.

Segunda prova do Enem ganhou mais 30 minutos de tolerância, nesse caso a prova poderá ser respondida em 5 horas e meia. Tempo de duração da primeira prova não muda, é de 5 horas.

Pessoas que já participaram do Enem de 2011 a 2016 sabem que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio eram aplicadas em dois dias consecutivos, uma no sábado e outra no domingo, mas a partir de 2017 as provas passaram a ser aplicadas em dois domingos consecutivos.

Informações sobre o Enem 2019 devem sair logo mais. Aguarde!



Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.