Bolsa de Iniciação a Docência MEC Capes veja como fazer inscrição

Governo Federal investe R$ 1,8 bilhão em mais de 80 mil Bolsas de Iniciação a Docência MEC Capes do programa PIBID com o objetivo de fortalecer a formação dos futuros professores da educação básica e a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os estudantes que participarem do programa receberão uma bolsa no valor de R$ 700 em até 60 mensalidades, durante a graduação, os supervisores receberão R$ 1.100 e os coordenadores, de área R$ 2.000 e institucional R$ 2.100 mensais.




Ministério da Educação – MEC, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, está com as inscrições para conceção de 80.040 bolsas para cursos de licenciatura pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID. Fase em que as instituições de educação superior devem apresentar os projetos com a especificação de subprojetos definidos por área.

Do objetivo do programa

Selecionar Projetos Institucionais de iniciação à docência a serem executados por Instituições de Ensino Superior (IES), em colaboração com as redes públicas de ensino, no âmbito PIBID.

PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O PIBID é um programa executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e tem por finalidade, fomentar a iniciação à docência. O programa contribui para o fortalecimento da formação de professores em nível de graduação e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Os projetos apoiados no âmbito do programa são elaborados e implementados por instituições de educação superior, em articulação com as secretarias estaduais e municipais de educação e desenvolvidos pelos licenciandos, sob supervisão e orientação de professores das escolas e das universidades participantes.

Considera-se Iniciação à Docência a inserção orientada e supervisionada dos estudantes de cursos de licenciatura em escolas públicas de educação básica, para que realizem atividades com níveis crescentes de complexidade e autonomia docente, de acordo com a fase do curso em que se encontra cada licenciando, contribuindo com o conhecimento e a vivência do seu futuro campo de atuação profissional durante toda a graduação.




Objetivos e princípios norteadores do PIBID

Incentivar a formação de professores da educação básica em nível superior e fortalecer os cursos de licenciatura das IES participantes;

Enriquecer a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;

Promover a integração entre a educação superior e a educação básica, estabelecendo a colaboração mútua entre IES, redes de ensino e escolas em prol da formação inicial de professores;

Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação básica, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências pedagógicas de caráter inovador e interdisciplinar;

Valorizar as escolas públicas de educação básica como espaço privilegiado dos processos de formação inicial para o magistério, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes;

Contribuir para a construção e a valorização da identidade profissional docente dos licenciandos;

Induzir a pesquisa, a extensão e a produção acadêmica, de modo colaborativo, com base no contexto escolar;

Contribuir para o aprimoramento de projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura das IES, a partir das experiências do PIBID;

Propiciar aos estudantes de licenciatura a vivência da cultura escolar e do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.

Cursos oferecidos para a licenciatura de professores

Alfabetização;
Artes;
Artes Visuais;
Biologia;
Ciências Agrárias;
Ciências Naturais;
Ciências Sociais;
Computação;
Dança;
Educação Bilíngue de Surdos;
Educação do Campo;
Educação Especial Inclusiva;
Educação física;
Educação Indígena;
Educação Quilombola;
Filosofia;
Física;
Geografia;
História;
Letras Espanhol;
Letras Inglês;
Letras Língua Brasileira de Sinais;
Letras Português;
Licenciaturas Interdisciplinares;
Matemática;
Música;
Pedagogia;
Química;
Teatro.

Serão disponibilizadas 80.040 bolsas na modalidade de Iniciação à Docência, distribuídas em todas as Unidades da Federação. Dessas, ficam reservadas 5.016 bolsa de iniciação à docência para :

Educação do Campo;
Educação Bilíngue de Surdos;
Educação Especial Inclusiva;
Educação Indígena;
Educação Quilombola.




Veja o número de bolsas e as regiões onde foram distribuídas as bolsas

Distrito Federal – têm 1.104 Bolsas de Iniciação a Docência MEC Capes
Goiás – têm 2.568 Bolsas de Iniciação a Docência
Mato Grosso – têm 1.656 Bolsas de Iniciação a Docência
Mato Grosso do Sul – têm 2.112 Bolsas de Iniciação a Docência
Alagoas – têm 1.368 Bolsas de Iniciação a Docência
Bahia – têm 5.136 Bolsas de Iniciação a Docência
Ceará – têm 2.856 Bolsas de Iniciação a Docência
Maranhão – têm 1.464 Bolsas de Iniciação a Docência
Paraíba – têm 1.680 Bolsas de Iniciação a Docência
Pernambuco – têm 2.640 Bolsas de Iniciação a Docência
Piauí – têm 2.640 Bolsas de Iniciação a Docência
Rio Grande do Norte – têm 1.680 Bolsas de Iniciação a Docência
Sergipe – têm 1.224 Bolsas de Iniciação a Docência
Acre – têm 864 Bolsas de Iniciação a Docência
Amapá – têm 720 Bolsas de Iniciação a Docência
Amazonas – têm 2.136 Bolsas de Iniciação a Docência
Pará – têm 1.944 Bolsas de Iniciação a Docência
Rondônia – têm 648 Bolsas de Iniciação a Docência
Roraima – têm 864 Bolsas de Iniciação a Docência
Tocantins – têm 864 Bolsas de Iniciação a Docência
Espírito Santo – têm 1.032 Bolsas de Iniciação a Docência
Minas Gerais – têm 6.480 Bolsas de Iniciação a Docência
Rio de Janeiro – têm 2.568 Bolsas de Iniciação a Docência MEC Capes
São Paulo – têm 6.504 Bolsas de Iniciação a Docência MEC Capes
Paraná – têm 4.800 Bolsas de Iniciação a Docência
Rio Grande do Sul – têm 4.680 Bolsas de Iniciação a Docência
Santa Catarina – têm 2.784 Bolsas de Iniciação a Docência

Bolsa de Iniciação a Docência MEC Capes veja como fazer inscrição

Prazos de adesão das instituições

Solicitação de acesso ao Sicapes – de 05/06 a 05/07/2024 pelo site sso.capes.gov.br
Prazo para submissão da proposta no Sicapes – de 07/06 a 25/07/2024
Resultado preliminar da análise técnica até 06/08/2024
Análise de mérito das propostas – de 14/08/2024 a 28/08/2024
Resultado preliminar – 03/09/2024
Resultado final – 17/09/2024
Adesão e habilitação das escolas pelas Secretarias de Educação e seleção dos bolsistas na IES – a partir de 19/09/2024
Prazo para início das atividades dos projetos institucionais – até 13/12/2024

Confira mais informações aqui : www.gov.br/mec/mec-abre-selecao-para-80-mil-bolsas-de-iniciacao-a-docencia-estudante-licenciatura

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