Matrícula Sedu ES 2020

Notícia para jovens e adultos que vão fazer Matrícula Sedu ES 2020 para ingresso no ensino fundamental e médio e reingresso nos estudos pela EJA Fundamental e Médio, Secretaria da Educação do Espírito Santo – Sedu publicou o cronograma da Chamada Escolar 2020 para pré-matrícula de novos alunos nas escolas estaduais, além de data para rematrícula e transferência de alunos da rede.



Matrícula Sedu ES 2020

Educação do Espírito Santo – Sedu ES abre matrícula 2020 com mais de 44 mil vagas para ser ocupadas pelos Jovens e adultos que vão ingressar na Educação Jovens e Adultos – EJA primeiro semestre 2020 e com 250 mil vagas para o ensino fundamental e médio de meio período e para o ensino de tempo integral e ensino integrado junto com o curso técnico Sedu ES 2020.

Educação Jovens e Adultos – EJA

É uma modalidade de ensino do Mec voltada para pessoas que pararam de estudar quando mais jovens. O programa foi criado para levar oportunidade paras as pessoas, as que têm desejo de voltar a estudar, e seu foco são os trabalhadores sem estudo. Por isso, a EJA é diferente do ensino tradicional. O programa oferece estudo mais acelerado. Daí quem faz a EJA faz duas série do ano. Dessa forma acaba muito mais rápido.

Com esse método de ensino todos que estão fora da escola podem voltar a estudar e finalizar os estudos de forma mais rápida. No entanto, nem todos podem fazer a EJA. O programa é destinado às pessoas com idade a partir de 15 anos. Essa idade mínima se aplica os cidadãos que vão voltar a fazer o ensino fundamental. Quem vai ingressar ou reingressar no médio deve ser maior idade, ou seja, ter no mínimo 18 anos.




Modalidade EJA Sedu ES

A Educação do Espírito oferece ensino EJA de maneira diferenciada. Quem escolher estudar pela EJA ES 2020 vai poder contar com o EJA regular (apenas o ensino regular) ou EJA Profissionalizante. Esse método de estudo foi adaptado para ajudar as pessoas que trabalham ou não e precisam de qualificação profissional.

Aulas semipresenciais EJA Educação ES

A Educação ES oferece também EJA com aulas semipresenciais nas escolas estaduais do espírito Santo que são três vezes na semana. Então dá 12 horas de aulas por semana. Os alunos participam das aulas na terça, quarta e sexta-feira. Em virtude disso, os alunos devem fazem atividades onde estiverem nos dias que não têm aula, quer dizer, estudar nos tempos livres.

Para que esse método de ensino possa dar certo, os professores que oferecem a EJA encaminham as atividades para os alunos. Assim eles podem fazer exercícios, trabalhos escolares e outras atividades, as quais são importantes para nota.

Modalidades do ensino regular

Ensino fundamental – do 1º ao 5ª ano e do 6º ao 9º ano
Obs. Tem escola que só oferece do 6º ao 9º ano

Ensino Médio – do 1º ao 3º ano

Ensino fundamental de tempo integral – do 6º ao 9º ano

Ensino médio de tempo integral – do 1º ao 3º ano
Ensino médio de tempo integral com o curso técnico – podem fazer alunos que vão ingressar no 1º, 2º e 3º ano e querem fazer Técnico em Marketing, Logística, Administração, Hospedagem, Dança, Informática ou outro curso.

Ensino Médio Integrado com Técnico – é para alunos que vão ingressar no 1º ano do ensino médio. Cursos disponíveis são Técnico em Informática, Agropecuária, Mecânica, Eletrotécnica, Modelagem do Vestuário, RH, Portos e mais.





Distribuição das vagas por prioridade

Têm preferência nas vagas : estudante com deficiência, com transtornos globais e alta habilidades; pessoa que mora mais perto de escola, estudante que tem irmão matriculado na escola escolhida e aluno mais novo. Essa é a ordem de prioridade que a Sedu utiliza para distribuição das vagas.

Pré-matrícula Sedu ES 2020

Quem tiver interesse em fazer parte das turmas da escolas públicas ES deve acesse o site www.educacao.es.gov.br entre 27/11 e 19/12/2019 (período prorrogado) para fazer a pré-matrícula. Link de acesso : Chama Pública Escolar 2020.

Matrícula ES 2020 escolas estaduais

Pelo site ocorre a pré-matrícula dos interessados. Depois dessa etapa é preciso ir até a escola para fazer a matrícula no ensino regular ou na EJA. Dessa maneira o aluno confirma seu interesse pela vaga e escola preferida, através de documentos.




Resultado sai dia 15/01/2020 e a efetivação da matrícula será até 31/01/2020. Quem fez a reserva de vaga pelo site deve ficar atento com esse prazo. Se passar da data não tem mais garantia de vaga. Nesse caso, quando o aluno perde a chance de fazer matrícula dentro do prazo, é procurar por vaga remanescente. Sempre há sobras de vagas após matrícula, mas, as vezes pode não sobrar na escola preferida. Ou mesmo, pode não sobrar vaga na série que vai começar. Portanto, atenção ao prazo.

Rematrícula e transferência de alunos da rede

Alunos já matriculados na EJA e no ensino regular devem acessar o site da Educação ES para realizar a rematrícula ou para fazer transferência, caso seja de interesse. O prazo iniciou dia 29/10 e vai até 26/11. Logo após começam as matrículas dos novatos. Afinal, os alunos da rede têm prioridade.

Acesse sedu.es.gov.br/chamada-publica-2020-rematriculas-da-rede-estadual para obter mais informações e para acessar o link de pré-matricula.

Informações sobre prorrogação da pré-matrícula, aqui sedu.es.gov.br/pre-matricula-para-ingresso-na-rede-estadual-em-2020



Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.