MEC internet gratuita para alunos de baixa renda

Solução para pessoas que não têm acesso há internet, uma iniciativa do MEC que oferece internet gratuita para alunos de baixa renda, que estão precisando se conectar com a internet mas estão sem condição financeira de pagar por planos ou contratarem pacotes de dados.



MEC internet gratuita para alunos de baixa renda

Ministério da Educação vem trabalhando para que internet gratuita possa ser disponibiliza para cerca de 900 alunos de baixa renda, que são as que estão fazendo curso de graduação e curso profissionalizante EAD.

Esta é uma grande iniciativa emergencial vinda do ministro da educação. Pois com a grande crise que começou no país, desde que se iniciou a pandemia, o prejuízo tem sido grande para o setor do comércio, industria e serviço. Com isso praticamente todas a pessoas foram prejudicadas. E uma parte da população perdeu o emprego e outra parte ficou com a renda reduzida.

Com o desemprego ou com pouco dinheiro no mês as pessoas tiveram que cortar gastos, e quando a gente está sem renda cortamos logo o menos essencial, o que podemos viver sem, como a internet. Mas a internet se tornou um meio essencial para quem depende dela, como os alunos de cursos a distância.





Foi pensando nesse público que o Mec quer disponibilizar internet gratuita. Com essa facilidade os alunos vão poder acessar o conteúdo das aulas sem contratempos. O seu objetivo é deixar ninguém de fora, nesse caso, os alunos classificados baixa renda, que devem preencher uma das três categorias estipuladas pelo Mec, como veremos mais a seguir.

Parceiros do Mec para oferta da internet gratuita

Para que seja possível as pessoas acessarem internet gratuita o Mec precisa de parceiros como o Ministério da Ciências que apoia o projeto, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – coordenadora do projeto e os parceiros que fornecem internet, Algar, OI e Claro.

A Algar deve atender instituições de MG e MT abrangendo 28 cidades. Nessas regiões a empresa deve fornecer uma franquia de 10gb a 40gb em dados móveis, com validade de 90 dias.

Já a Claro oferece internet gratuita para mais de 700 cidades do Brasil e a OI cerca de 600 cidades. A OI deve atender as cidades onde o sinal da Claro varia muito. Essas duas empresas disponibilizam os dados por meio de chip pré-pago, com franquia de 5gb a 40gb que valem por 30 dias.




Requisitos para acesso à internet gratuita Mec

O aluno precisa ser baixa renda e para ser considerado baixa renda deve ter renda familiar de até meio salário mínimo ou, até 1 salário mínimo ou, até 1 salário mínimo e meio. Então só precisa ser aluno de curso a distância e indicado pela instituição onde o aluno está matriculado. Já que é a instituição que faz o levantamento e repassa a demanda para o MEC.

No caso dos alunos da zona rural, que não tem acesso há internet porque não tem sinal das operadoras, uma boa opção é a internet via satélite. Para esse fim, a instituição que têm alunos da zona rural matriculados em curso EAD quem deve buscar alternativa e contratar o serviço.

Informações encontradas no nosso site informativo podem ser encontradas no portal GOV BR : www.gov.br/mec-divulga-solucao-para-fornecimento-de-acesso-a-internet-a-alunos-de-baixa-renda




Comente aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.